O ano novo tem a tendência de nos fazer refletir e querer concretizar novas coisas. Resoluções são feitas – algumas para serem mantidas, outras para serem seguidas pela metade e várias para serem esquecidas. Se uma das suas resoluções inclui ser mais consciente das suas escolhas e do impacto que elas têm no meio ambiente, aqui temos 21 maneiras simples de se tornar mais verde em 2021.
1 – Recicle tudo
Poderá estar a pensar ‘mas eu já reciclo’, mas pense por um momento se o está a fazer corretamente e se está a reciclar tudo o que pode. Pode até ajudar fazer um diagrama do que vai para onde (ou melhor ainda, peça aos seus filhos que desenhem um!) E pendurar em cima dos lixos.
2 – Plante um pequeno jardim
No quintal ou no parapeito da janela. Não precisa de ser complicado, comece com algumas ervas como manjericão ou hortelã, daqui nada estará a plantar os seus próprios tomates e alface!
3 – Use a água da chuva
Para regar as plantas de casa e do jardim – isso é tão simples, mas a maioria de nós nem se dá ao trabalho de fazer isso. Mas não nos devemos esquecer que até a água pode ser reutilizada!
4 – Lave sua roupa em água fria em vez de quente.
5 – Mude as suas lâmpadas para tipos mais eficientes em termos de energia.
6 – Use luz natural o máximo possível e apague as luzes quando sair dessa divisão da casa.
7 – Diga não ao contato por carta
Hoje em dia quase todas as empresas oferecem a opção de ser contatado por messagem ou e-mail em vez de cartas. Pense em todo o papel que pode ser poupado ao optar por não receber as cartas que acabam por não ser lidas e vai logo para o lixo …
8 – Caminhe, corra, ande de bicicleta!
Se puder fazer a viagem a caminhar ou a andar de bicicleta, faça-o. Faz exercícios e ainda ajuda o meio ambiente.
9 – Evite coisas que sejam usadas uma vez e descartadas
As vezes não há alternativa, mas muitas vezes se procurar consegue encontrar uma alternativa reutilizável.
10 – Use sacos reutilizáveis
São mais ecológicos, mais resistentes e mais confortáveis de usar!
11 – Use garrafas de água reutilizáveis
E não garrafas de plástico. Escolha uma cor viva e se lhe apetecer aproveite também para a decorar com autocolantes para que fique um pouco mais personalizada.
12 – Reutilize papel:
Imprima nos dois lados ou use o verso da folha de papel usado – é ótimo para os desenhos das crianças ou listas de tarefas!
13 – Substitua as bolas de algodão e as toalhitas de cara por versões reutilizáveis.
14 – Troque guardanapos de papel por guardanapos de pano – até irá fazer com que a sua mesa fique ainda mais bonita!
15 – Reduza o desperdício alimentar
Não se esqueça da comida até que se estrague. Pense no que vai usar cada produto antes de o guardar e quanto tempo este dura. Em seguida, planeje as suas refeições à volta dos alimentos que precisam de ser consumidos primeiro.
16 – Tenha um plano B
Quando calcular mal o tempo que um alimento dura, use-o para outra coisa. Alimentos que ficaram ligeiramente moles são normalmente ótimos para smoothies ou bolos, por exemplo.
17 – Comece uma composta
Pode usar no seu próprio jardim ou pode dar a alguém que use. Os jardins comunitários que pode encontrar online normalmente tem necessidade para tal – alguém irá agradecer!
18 – Compre em segunda mão
Seja roupa ou utensílios domésticos, dar uma segunda ou terceira vida a um objeto reduz drasticamente a sua pegada de carbono.
19 – Doe
Permita que os seus itens encontrem uma segunda casa ao doar as coisas que tem que já não usa ou precisa e é ainda uma ótima maneira de arrumar a casa!
20 – Peça emprestado
Em vez de comprar, ótimo porque poupa dinheiro, recursos e espaço! Pense na última vez que organizou o seu espaço – de quantos itens se livrou que só foram usados uma vez?
21 – Etiquete os seus itens
O que irá garantir que não perde tantas coisas, por isso irá re-comprar menos e usar menos recursos.
Ao iniciar o seu caminho para uma vida mais ecológica, irá ver o quão simples algumas destas coisas são de fazer. Não tem que mudar tudo completamente – a sua prioridade deverá simplesmente ser ser mais intencional com as coisas que consome e como as consome. Por isso mantenha-se informado – siga algumas páginas e blogs de sustentabilidade – não quer dizer que tem que ler sobre o assunto todos os dias, mas deve estar no seu radar. É vital que estejamos continuamente a procurar maneiras de melhorar, partilhar e ensinar a outras pessoas e à próxima geração.